Super Rich

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Abelardo Santos participa do Fórum Perinatal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/04/2015 09h10

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) participou, nesta segunda-feira (13), do Fórum Perinatal, realizado no Centro Integrado de Conhecimento, em Benevides. Com o objetivo de fortalecer a atenção materno infantil e ampliar essa discussão, o fórum debateu a prevenção e o tratamento de sífilis em gestantes.

Fátima Bastos, técnica da Coordenação Estadual da Saúde da Mulher, explicou que o Ministério da Saúde (MS) lançou, em 2011, a Rede Cegonha, pensando no público materno, e o fórum perinatal é um mecanismo dessa rede para discutir ações e buscar soluções na atenção materno infantil. 

Para a diretora do HRAS, Andrea Gomes, o Fórum perinatal é uma ferramenta incentivadora do debate nos diversos níveis de assistência materno infantil e resulta em uma melhor assistência. “Buscando integrar a Rede Cegonha, a maternidade do HRAS vem praticando e incentivando o parto humanizado, assim como o aleitamento materno até os seis meses de vida, e isso ocasionou uma redução de 20% no número de cesarianas no primeiro bimestre”, explicou.

A apoiadora temática da Rede Cegonha do Ministério da Saúde no Estado do Pará, Rita Viana, explicou que o objetivo do fórum ser itinerante é envolver o maior número de profissionais nas discussões sobre a saúde da mulher e da criança e que foi de fundamental importância a presença do HRAS no fórum. “Devido a grande incidência de casos de sífilis e pré-natal de alto risco no Estado, o fórum vem a algum tempo intensificando essa discussão e a presença do ‘Abelardo Santos’ foi importante não só para fomentar a discussão, mas também para que o ‘Abelardo’ esteja atento a todas as prerrogativas de habilitação dele na Rede Cegonha”, explicou Rita.

O Fórum Perinatal já foi realizado em Ananindeua, Marituba e Benevides. O próximo será em Santa Bárbara e depois retornara a Belém.

Super Rich Mapa do site