h2club.br

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Santa Casa forma mais uma turma de Residência Multiprofissional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/01/2015 18h40

A II Turma da Residência Multiprofissional, realizada na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, participou na última quinta-feira (29), no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), da solenidade de formatura. A turma teve 15 residentes, todos com títulos de pós-graduação em diversas áreas da Saúde, como Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Assistência Social. A Residência Multiprofissional foi realizada em 24 meses, com 5.760 horas aulas. O curso foi promovido pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação.

A Residência Multiprofissional foi concluída em 24 meses, com 5.760 horas aulas, divididas em teóricas e práticas. As aulas teóricas foram baseadas em três eixos. O primeiro foi o estudo de disciplinas comuns, como SUS (Sistema Único de Saúde), Ética, Biossegurança e Vigilância. Os residentes também assistiram às aulas do eixo transversal, concentrado na saúde da mulher e da criança, e do eixo específico, formado pelas disciplinas desenvolvidas e orientadas por cada tutor.

Lizomar Moia, diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Santa Casa, ressaltou que todos os residentes são obrigados a apresentar uma monografia. "Os trabalhos vão trazer um bom resultado não só para o profissional, como para o próprio hospital", disse a diretora.

Uma das concluintes, a enfermeira Thais Carvalho, apresentou o trabalho “O Perfil dos recém-nascidos em uso de Fototerapia em Unidade Neonatal de Belém-Pará”, e definiu a Santa Casa como referência na assistência e “uma grande escola”. A psicóloga Larissa Carvalho é autora do trabalho "As Reações Psicológicas dos pais frente à hospitalização do bebê prematuro na UTI Neonatal". Ela foi aprovada com mérito pela bancada de examinadores, composta por servidores da própria Santa Casa. "É uma satisfação saber que a minha pesquisa ficará na biblioteca da Santa Casa", ressaltou Larissa. 

Além dos formandos, familiares, professores, mestres, diretores e representantes de algumas Instituições de Ensino Superior, entre as quais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), participaram da cerimônia. Nove homenageados, entre tutores e preceptores (responsáveis pela condução dos residentes na assistência), foram homenageados com Menção Honrosa. A oradora da turma foi a enfermeira Natália Máximo. "O que passamos nestes dois anos foi algo especial. Foram sonhos almejados e alcançados, tudo relacionado ao estudo e à pesquisa na área da Saúde", reiterou Natália Máximo.

h2club.br Mapa do site