War Of Dragons

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Servidores municipais de Viseu e Dom Eliseu têm capacitação em educação ambiental

Curso da Semas forma multiplicadores de boas práticas ambientais e fomenta a participação comunitária em favor do meio ambiente

Por Aline Saavedra (SECOM)
21/10/2022 14h07

Funcionários públicos municipais de Viseu e Dom Eliseu posam para foto após a capacitação promovida pela Semas A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), capacitou servidores dos municípios de Dom Eliseu, sudeste do Pará, e Viseu, nordeste paraense, em educadores ambientais. Iniciada na última segunda-feira (17) e encerrada nessa sexta-feira (21), a capacitação tem o objetivo de formar multiplicadores de boas práticas ambientais e fomentar a participação comunitária na gestão ambiental, para a preservação e conservação dos recursos naturais, e dessa forma, proporcionar melhoria da qualidade de vida da população desses municípios.

No decorrer da semana, o curso oportunizou atividades práticas e teóricas que abordaram, entre as temáticas, o desenvolvimento sustentável, noções de legislação ambiental e problemáticas socioambientais. Na oportunidade, os servidores municipais receberam orientações de como reaproveitar resíduos domésticos, assim como a prática da gestão desses materiais, por meio da confecção de coletores seletivos, fabricação de sabão caseiro, a partir da reciclagem do óleo usado de cozinha, e produção de adubo, através de composteira, uma forma de reaproveitar material orgânico.

Através dos multiplicadores ambientais capacitados, as técnicas do curso podem ser difundidas e proporcionar, além de consciência ambiental, a possibilidade de geração de renda para famílias, a partir da reciclagem. 

No município de Viseu a equipe da Semas integrava Eldianne Lima, técnica de gestão meio ambiente da Semas, que ministrou a capacitação em educação ambiental. A técnica considera que o público foi participativo e assíduo. "Nos dois dias tivemos uma participação de quase 100% dos inscritos. Abordamos os processos ecossistêmicos e problemáticas ambientais a nível municipal e estadual, falamos também da importância da gestão municipal para enfrentamento desses problemas",  explica a técnica.

A secretária de meio ambiente do município de Viseu, Sônia Santos, considera que a capacitação incentiva um novo impulso na gestão ambiental municipal. "Já temos em andamento nosso Plano Municipal de Meio Ambiente, já estamos com alguns trabalhos, mas com certeza essa capacitação fez toda a diferença porque nós adquirimos conhecimentos a respeito de coisas que nós não sabíamos, então isso veio agregar mais conhecimento àquilo que nós já fazemos e com certeza a agenda ambiental no nosso município só tende a melhorar após essa capacitação", enfatiza a secretária.

Nayara Moreira, fiscal ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Dom Eliseu enfatiza que a capacitação proporciona integração de vários eixos do município. "Estou aqui hoje em nome do secretário municipal de meio ambiente, Maikon Mantelli, para agradecer à Semas por nos oferecer essa capacitação em educação ambiental, que está envolvendo a agricultura, assistência social e a educação. A gente sabe que hoje o meio ambiente tem uma grande importância, sem o meio ambiente, não temos como evoluir. O que a Semas trouxe na capacitação, a gente já está cogitando repassar para a população", destaca a fiscal.

War Of Dragons Mapa do site