5abet

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO

Regional de Santarém implanta novo método de gestão para segurança paciente e melhoria de resultados

“Safety Huddle” consiste em encontros diários com gestores e representantes dos setores. Objetivo é auxiliar na melhoria contínua da qualidade e segurança do paciente

Por Ascom (Ascom)
12/07/2023 14h04

Todos em círculo. Cada um com sua vez de falar e trocar ideias e informações importantes durante os 20 a 30 minutos de reunião. Essa tem sido a rotina dos gestores do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, que esta semana iniciaram o “Safety Huddle”, ou reuniões de segurança, uma ferramenta de gestão com encontros diários para melhorar a comunicação efetiva entre os setores da unidade, desenvolvendo a segurança do paciente e qualidade da assistência prestada pela instituição.

“É um método de disseminação da informação. Nos reunimos diariamente e cada setor traz dados que estejam impactando na segurança do paciente, tanto positiva quanto negativamente, e isso será partilhado a todos os profissionais presentes. Dessa forma, essa comunicação fica mais ágil, a gente consegue se antecipar a possíveis problemas e garantir que alcancemos nossas metas internacionais de segurança do paciente”, explicou o diretor-geral do HRBA, Rodrigo Vieira.

Os encontros ocorrem no auditório do hospital, a partir das 9h, todos os dias. É um momento para se discutir pontos que potencializem a cultura de segurança ao paciente, prioridade na unidade, que pertence ao Governo do Pará e é administrado pelo Instituto Mais Saúde.

Ao final das reuniões, colaboradores do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) avaliam alguns tópicos e discutem as possíveis soluções para algumas questões junto a todo o grupo. Participam do “Safety Huddle” do HRBA membros das equipes assistenciais, dos setores administrativos e também de apoio.

“A gente trouxe esse método para cá porque entendemos que temos como objetivo sempre a melhoria. E para melhorar, a gente precisa analisar os nossos indicadores, os nossos números, e a gente precisa que todos estejam na mesma página de conhecimento e informação”, concluiu Rodrigo.

Segundo o Instituto Brasileiro para a Excelência em Saúde 2022, fomentar a cultura de segurança é fundamental para alcançar uma assistência de qualidade nas organizações de saúde, reduzindo danos evitáveis. Equipes que trabalham com os “Safety Huddles” demonstram melhorias no trabalho e, consequentemente, na assistência prestada aos usuários.

Assistência de Excelência - No mês de maio, o Regional do Baixo Amazonas manteve o nível 3 da Certificação de Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), após a avaliação de 25 áreas e um total de 1.027 itens internos do hospital, realizada por avaliadoras do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora credenciada à ONA.

O resultado atestou o alto desempenho na segurança e na qualidade do atendimento prestado aos usuários da instituição, que, mais uma vez, se posiciona como uma das melhores unidades de saúde pública do país.

Serviço - O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA

5abet Mapa do site