e2023

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMERGÊNCIA

Barco Hospital Papa Francisco atende, em Almeirim, criança encontrada desacordada

A equipe da 77ª expedição, projeto da Sespa com a Associação Lar São Francisco de Assis, garantiu o atendimento emergencial

Por Governo do Pará (SECOM)
05/08/2023 14h00

O Barco Hospital Papa Francisco, projeto que leva serviços de saúde a moradores de comunidades ribeirinhas de difícil acesso, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, atendeu de forma emergencial uma criança de um ano e quatro meses, durante a 77ª expedição, no município de Almeirim, na região Oeste.

No início da noite de terça-feira (1º), durante os preparativos para encerrar a expedição na comunidade de Barreirinhas, uma mãe levou o filho ao Barco Hospital, após encontrá-lo desacordado em casa. Com suspeita de traumatismo cranioencefálico, o menino foi atendido imediatamente por uma neuropediatra, integrante do corpo médico do Barco Hospital.

Foram feitos todos os procedimentos emergenciais, além dos exames disponíveis no Barco Hospital Papa Francisco. A equipe de profissionais entrou em contato com o 9º Centro Regional de Saúde da Sespa, a fim de viabilizar leito para a criança. 

Pelo horário da ocorrência, a transferência imediata não pôde ser realizada. A criança passou a noite sob os cuidados da equipe médica do Barco Hospital, que conseguiu estabilizá-la.

Transferência - Logo pela manhã, o paciente foi transferido do Barco Hospital, em um avião anfíbio da Fundação Dieter Morszeck, que prestou esse auxílio, para o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba. A criança recebeu, no HRT, todo o atendimento necessário.

O coordenador do Projeto Barco Hospital Papa Francisco, frei Afonso Obici, destacou a resolução positiva do caso. “Ficamos muito satisfeitos em ver que a estrutura da embarcação permitiu o acolhimento, diagnóstico e transferência desta criança para seguimento do tratamento de forma adequada. Destaco também os esforços da nossa equipe, o apoio da Sespa e da Fundação Dieter Morszeck para o sucesso deste caso”, declarou.

Após a conclusão positiva do caso emergencial, a 77ª expedição foi encerrada na quarta-feira (02). A próxima será realizada no município de Belterra, na mesma região, entre os dias 10 e 17 de agosto.

Texto:Edilson Teixeira/Ascom Sespa

e2023 Mapa do site