Might of Ra

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOIO EMOCIONAL

HC promove roda de conversa sobre saúde mental com pacientes cirúrgicos

Objetivo é garantir tranquilidade e segurança durante o período de hospitalização

Por Lucila Pereira (HC)
24/01/2024 11h42

Em um ambiente acolhedor e favorável à troca de experiências, pacientes cardíacos que foram ou ainda serão submetidos a procedimentos cirúrgicos participaram de uma roda de conversa sobre saúde mental, promovendo uma discussão aberta e construtiva sobre os desafios emocionais enfrentados durante o processo.

A ação, realizada pelo Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, por meio do Serviço de Psicologia, ocorreu na manhã de terça-feira, 23, e visou proporcionar um espaço seguro para que os participantes e seus acompanhantes compartilhassem suas vivências e ansiedades relacionadas ao momento. 

"O objetivo é dar esse fortalecimento aos pacientes, dar esse recurso pra eles, através de diálogo, para que eles enfrentem essa situação de um modo que cuidem também, que reflitam, que aprendam com a experiência da hospitalização, para a sua mudança de estilo de vida, que tem tudo a ver com a sua saúde mental (...)”, explicou a psicóloga Patrícia Diniz.

A troca de experiências entre os participantes destacou a importância do suporte emocional no processo de recuperação, reforçando a necessidade de uma abordagem integral que considere tanto a saúde física quanto a mental.

"A expectativa são as melhores que existem, ficar logo bom, ir pra minha casa junto com meus filhos, minha família, meus netos. O momento foi crucial porque esse tipo de reunião na nossa vida normal a gente não tem, então a gente participar de um momento desse acho que vai ser um novo começo de vida pra gente, elevando a mente da gente que tá aqui nessa situação... as pessoas são muito bem educadas, tratam a gente muito bem, então a reunião foi muito importante”, comentou o paciente João Gioca, 67 anos, que irá realizar uma cirurgia cardíaca. 

A iniciativa buscou ainda uma compreensão mais profunda das necessidades psicológicas dos pacientes, além de fortalecer a rede de apoio emocional, promovendo um ambiente colaborativo e solidário entre os envolvidos. “Esse momento aqui dessa palestra é muito importante porque ajuda o paciente, o acompanhante, a ter mais segurança, se sentir mais tranquilo e calmo para enfrentar esse momento tão importante na vida do paciente, que no caso é o meu pai. É muito importante estar preparando a nossa mente para esse momento dessa cirurgia que ele irá fazer”, relatou Josiane Gioca, filha do paciente. 

Might of Ra Mapa do site