futdados

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Conselho Superior de Segurança inicia 2024 aprovando dois cursos de capacitações para agentes

Os conselheiros aprovaram os cursos Superior de Polícia e Bombeiro Militar e o de Capacitação aos Agentes do Sistema Público e da rede de proteção a grupos vulneráveis

Por André Macedo (SEGUP)
24/01/2024 19h58

Projetos pedagógicos de dois cursos de capacitação e especialização para agentes de segurança pública do Pará foram aprovados na tarde desta quarta-feira (24), na primeira reunião ordinária de 2024 do Conselho Superior de Segurança Pública (Consup), realizada no plenário do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém.

Foram aprovados os projetos do Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar (CSPBM/2024) e o Curso de Capacitação aos Agentes do Sistema Público de Segurança do Estado e da rede de proteção no atendimento a grupos vulneráveis vítimas de violência.Membros do Consup começaram as atividades do ano com incentivo à qualificação profissional

O CSPBM representa a promoção da pesquisa do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), vinculado à Secretaria de Estado e Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para valorizar os agentes de segurança pública. A especialização visa à progressão funcional dos oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e dos delegados da Polícia Civil. A especialização lato sensu tem previsão de início em 15 de abril, ofertando 65 vagas para duas turmas na modalidade semipresencial.

Já a qualificação para atendimento a grupos vulneráveis será ofertada pela Segup por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social, e passará por dez municípios: Redenção, Altamira, Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Paragominas, Soure, Tailândia, Tucuruí e Xinguara. A capacitação será realizada entre os meses de março a novembro, com o objetivo de formar agentes para atendimento humanizado e restaurativo às vítimas de ocorrências.

Secretário Ualame Machado, presidente do ConsupGrau máximo - Para Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e presidente do Consup, a aprovação dos cursos incentiva a capacitação e o aperfeiçoamento dos agentes de segurança. “Tivemos pautas importantes, dentre elas a aprovação do novo curso superior de polícia e bombeiro militar para 2024, que permite com que bombeiros militares, policiais militares e delegados de Polícia Civil cheguem ao grau máximo da hierarquia da suas instituições. Aprovamos também um curso específico para atendimento a grupos vulneráveis, que inclui crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência, para que a gente possa, cada vez mais, espalhar as práticas aos agentes no interior do Estado. Outras pautas importantes também foram tratadas na área de segurança pública, que vão avançar e melhorar a nossa capacitação”, destacou o secretário. 

O Consup, disse ainda Ualame Machado, é importante para a gestão da Segurança Pública, tendo em vista que é o órgão que concretiza a integração enfatizada na atual administração. “Todos os cursos que as forças de segurança fazem, seja isoladamente nas suas academias, seja as que integrem os órgãos de segurança, passam por esse Conselho. Todos os gestores acabam conhecendo o curso, como ele vai funcionar, a carga horária, a grade curricular. Todos os órgãos são convidados a participar dos cursos, que são integradores. É importante o Consup sempre estar reunindo, para que possamos aprovar também, mas principalmente, poder conhecer os cursos que são trabalhados nas instituições”, informou.

futdados Mapa do site