gg.bet

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

Governo do Pará entrega Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa

Por Governo do Pará (SECOM)
24/01/2024 19h43

O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (24), o Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa do Sudeste Paraense, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará), no município de Conceição do Araguaia. O Centro conta com a primeira agroindústria pública de leite e derivados e o primeiro laboratório público de solos do sul e sudeste do Estado. Na ocasião, foi realizada a entrega oficial da primeira análise de solo pública do Estado do Pará, feita pelo Laboratório de Solos da Emater. 

“Nós estamos, cada vez mais, avançando para ofertar serviços, descentralizando atendimentos e garantindo que cada região do Estado possa ter plenamente aquilo que necessita para o seu desenvolvimento. Hoje, a Emater abre as portas do mais importante centro de estudos de tecnologia, de pesquisa para o fortalecimento das atividades produtivas desta região com análises de solo; fábrica de leite... tudo para estimular a produção leiteira e pesquisas diversas para não necessitar que o produtor tenha que contratar a iniciativa privada gerando custo para a sua atividade”, destacou o governador.

Na solenidade, ainda participaram o presidente da Emater, Joniel Abreu, entre outras autoridades e agricultores familiares. “Esta entrega é um marco. Estamos muito felizes pela implantação do Centro, que é um espaço tecnológico extraordinário”, disse o presidente da Emater Joniel Vieira de Abreu.

Foram investidos cerca de R$ 3 milhões em obras no Centro que ocupa 50 hectares. A estimativa é que pelo menos 2 mil famílias de 15 municípios tenham acesso imediato a serviços de tecnologia avançada, totalmente gratuitos, para aperfeiçoar atividades como pecuária e fruticultura. 

Na Agroindústria, pecuaristas serão continuamente capacitados sobre as tecnologias para processamento de leite, iogurte e queijo. A capacidade operacional é de até 3 mil litros por dia. Já o Laboratório de Solos permitirá análise antes de cada ciclo de plantio, a fim de corrigir a química. 

Com análise laboratorial de solos, a produtividade de qualquer plantio chega a aumentar mais de 100%. Até então, além de pagar pelos exames, os produtores precisavam enviar material para a capital Belém ou para o Estado de Goiás, porque não havia prestadores próximos. 

O Centro também dispõe de viveiros e de áreas de cultivo: são meio-hectare de feijão, dois hectares de milho e dois hectares de capim Capiaçu, por exemplo.

Certificação - Em Conceição do Araguaia, o Governo ainda repassou o registro sanitário para a primeira agroindústria de beneficiamento de polpa de frutas do município, a Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores do Araguaia (Copag).

A Emater atuou junto à cooperativa fazendo diversas capacitações sobre beneficiamento de frutas, leite, entre outros; fez todo o projeto da agroindústria que foi construída pela cooperativa e também fez todo processo junto a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) para ter acesso à concessão da autorização para o funcionamento da agroindústria artesanal.  A Adepará fez a vistoria na agroindústria para dar conformidade e emitir o registro.

“Hoje foi um dia muito especial. É uma conquista muito grande, pois é muito difícil conseguir um selo. Agora, as portas estão abertas para a cooperativa, agora precisamos saber trabalhar para dar continuidade ao trabalho. Agradeço muito a Emater, são mais de 10 anos de parceria. Se não fosse a Emater nós não teríamos conseguido o registro”, contou o presidente da Copag, Arnaldo Soares Otoni Júnior.

Copag- A Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores Familiares foi criada em 1998 diante da necessidade de ter uma organização para apoiar a comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar. A Copag atua na área de produção, industrialização, comercialização e assistência técnica dos agricultores familiares com abrangência nos 15 municípios da região Sul do Estado. A agroindústria terá capacidade de produção de 4 toneladas por dia e deve gerar 10 empregos diretos e cerca de 25 indiretos, beneficiando 48 famílias de agricultores.

Texto: Sarah Mendes (Ascom Emater)

gg.bet Mapa do site