Fortune Rabbit

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Semas incentiva prática sustentável aplicada a moradores dos bairros do Jurunas e Condor

Na UsiPaz Jurunas/Condor, turma aprendeu a confecção de sabão líquido através da reutilização de óleo caseiro, de forma ecologicamente correta, e ainda obter renda extra

Por Igor Nascimento (SEMAS)
24/01/2024 20h13

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM), promoveu nesta quarta-feira (24), na Usina da Paz do Jurunas/Condor, em Belém, uma oficina de produção de sabão líquido a partir do sabão em barra produzido mediante a reutilização do óleo de cozinha.

No total, a programação contou com 24 participantes, moradores do entorno da UsiPaz, que participaram de uma dinâmica em que os técnicos da Semas dialogaram com os participantes sobre o descarte inadequado do resíduo doméstico e como fazer a produção do sabão.

A técnica em gestão do meio ambiente da Semas, Andressa Pamplona, destaca que a oficina ministrada faz parte do módulo II, que corresponde a produção de sabão líquido, utilizando o sabão em barra também produzido através dos ensinamentos do módulo I, que ocorreu em outubro de 2023, onde foi ensinado aos participantes a reutilizar o óleo de cozinha, evitando o descarte irregular desse material. 

“A nossa ideia é ajudar com a questão do descarte adequado, do manejo, do novo caminho para esse resíduo (que seria o óleo de cozinha usado), seja engarrafado e vire um sabão, que pode ser o sólido, pode ser o líquido e isso vai ajudar não só o meio ambiente, mas a sociedade em si. Essa também é uma forma de produzir um lucro para uma família, produzir uma renda para essa família e também reduzir o seu custo na compra do sabão, então ajuda o meio ambiente, ajuda a sociedade, ajuda a economia”, disse a técnica. 

Moradora do bairro da Condor, a professora Cristina Ramalho destaca a importância de ações de educação ambiental que ocorrem periodicamente na UsiPaz do Jurunas/Condor, onde ela e toda a comunidade podem aprender a cuidar melhor da cidade através dos ensinamentos adquiridos nos cursos e oficinas. 

“Creio que o conhecimento é a maior ferramenta que um cidadão de bem tem para vencer na vida. Você só cativa um lugar numa sociedade civil organizada quando você se reconhece dentro dela e enxerga que você tem que ter comprometimento com os seus sonhos. Se eu fizer a minha parte, mas a vizinhança também fizer, nós teremos um planeta melhor, uma cidade de Belém melhor”, explicou a moradora. 

Serviço- As oficinas de saponificação também irão ocorrer nesta quinta-feira (25), na UsiPaz da Cabanagem, a partir das 9h. Na próxima sexta-feira (26), serão iniciadas as oficinas de eco bijuteria na UsiPaz do Guamá. A mesma oficina terá início na segunda-feira (30), na UsiPaz da Terra Firme e na terça-feira (31), na UsiPaz de Marituba. Todas com início às 9h.

TerPaz- A ação da Semas integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado do Pará, que tem como objetivos diminuir a violência e estimular ações sociais aliadas à segurança pública e cidadania à população em áreas estrategicamente mapeadas no Estado. 

As ações de educação ambiental aplicada, principalmente nas usinas da paz, visam orientar na destinação adequada a esses resíduos, promovendo essas ações de educação ambiental, com o objetivo de transformar os moradores das localidades aos redores que participam em novos multiplicadores das práticas relacionadas ao meio ambiente.

A programação completa do “TerPaz Sustentável” está disponível nas redes sociais da Semas e das Usinas da Paz.

Texto: Lucas Quirino - Ascom Semas

Fortune Rabbit Mapa do site