257bet

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Pará entrega Hospital Municipal de Sapucaia reconstruído

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
24/01/2024 23h29

Os moradores de Sapucaia, no sudeste paraense, receberam na noite desta quarta-feira (24), o Hospital Municipal de Sapucaia completamente reconstruído, com pintura nova, construção de abrigo de gerador, revisão de cobertura do telhado, troca de esquadrias, piso, forro, recuperação de reservatório elevado e revisão de toda a instalação elétrica. O investimento total foi de R$ 2.563.757,32.

A unidade hospitalar disponibiliza 10 leitos clínicos, 01 obstétrico, 03 leitos pediátricos, totalizando 14 leitos. O convênio firmado faz parte da estratégia do governo estadual para descentralizar o atendimento de saúde e aperfeiçoar os serviços já oferecidos. 

“É fundamental que a primeira porta de entrada do sistema de saúde, que é o municipal, possa estar estruturada. Por isso,  o governo pensa nos hospitais regionais, pensa nos equipamentos que permitam a descentralização do atendimento. Mas pensa acima de tudo que o hospital municipal esteja em condição de receber este paciente, de poder cuidar dos primeiros socorros, poder estabilizar e dar solução”, explica o governador do Estado, Helder Barbalho. 

Ainda de acordo com Helder Barbalho, “os pacientes de maior complexidade de tratamento irão para os hospitais regionais. Portanto, é um sistema integrado, que com o apoio do Governo do Estado, terá hospital municipal reconstruído e todo equipado. É um projeto de campanha entregue a todos os municípios. Compromisso assumido e compromisso cumprido”, disse.

A Secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, também esteve presente na entrega da unidade e definiu que o convênio entre o Estado e o Município de Sapucaia, para reforma do Hospital Municipal, foi essencial para garantir atendimento de saúde de qualidade para os moradores do município. 

“Foram contratados mais 80 servidores para dar conta da nova estrutura, que oferece melhores condições de trabalho. Estamos todos de parabéns. E a Sespa vai equipar a unidade com aparelho de Raio X e ultrassom. Com essa reconstrução, os moradores de Sapucaia passam a ter um hospital novo e com estrutura para atendimentos clínicos, pediátricos e obstetrícia, sem precisar sair do município”, avalia. 

Marcela Ribeiro, dona de casa, que mora em Sapucaia desde 2008, conta o que achou da nova unidade hospitalar. “Estou muito feliz porque o hospital está uma coisa muito linda, como a gente não via há tempos. Desde que eu moro aqui, o hospital não estava em bom estado como está hoje. Acabei de sair lá de dentro, entrei lá, está tudo perfeito, tudo maravilhoso”.

A aposentada Maria Silva Souza relata que antes da reconstrução tinha que buscar atendimento fora do município. “Agora eu me sinto mais confiante, a gente pode vir tranquilo, que tem um tratamento melhor para a gente aqui mesmo na cidade. Não vai precisar mais ir para outro município, eu ia direto pra Redenção ou Conceição do Araguaia, justamente porque o hospital de Sapucaia não estava bom”, relata. 

Francisco DiasO operador de máquinas Francisco Dias, que está sem trabalhar por problemas na coluna, se surpreendeu com o hospital todo reconstruído. “Eu vim hoje para uma consulta e encontrei o hospital todo lindo, com mais conforto, um atendimento melhor, mais espaçoso. O morador aqui de Sapucaia, se sente mais confiante, confortável e menos preocupado em saber que quando precisar de auxílio médico vai encontrar uma estrutura como essa”, destaca Francisco.

Mikaely Santesso Rodrigues, trabalhadora do lar e atualmente gestante, foi ao hospital buscar um encaminhamento para fazer uma cesariana e fazer um teste de covid-19. Ela avalia que a reforma vai beneficiar muitas pessoas no município. 

“Eu que sou mãe me sinto com o coração mais tranquilo. É uma alegria imensa chegar aqui hoje e ver nosso hospital bonito, bem organizado, com várias estruturas, laboratório, sala de raio X que vão ajudar as pessoas que mais precisam”, relatou. 

O prefeito de Sapucaia, Wilton Lima, agradeceu o governador Helder Barbalho e todo o governo do Estado pela parceria mantida e informou que o hospital continuará atendendo consultas clínicas ambulatoriais e a ampliação vai garantir ainda o atendimento em pediatria, ginecologia e cardiologia. “O hospital permanece atendendo a população de Sapucaia e dos distritos de Xinguara, como os de Rio Vermelho e São José”, explicou. 

 (Com colaboração de Mozart Lira e Melina Marcelino – Ascom/Sespa)

257bet Mapa do site