entainpartners

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO BRANCO

HRPC promove ação de prevenção para manutenção da saúde mental junto aos seus usuários e acompanhantes

Por Ascom (Ascom)
26/01/2024 08h51

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, alerta a sociedade sobre a importância da prevenção para manutenção da saúde mental, junto aos colaboradores, usuários e acompanhantes, ao promover ação de educação em saúde com roda de diálogo, organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade hospitalar, no Auditório e áreas de atendimento como Recepções de exames, Hemodiálise e Ambulatório. A programação faz parte da campanha do Janeiro Branco.

As informações foram repassadas pelas psicólogas do HRPC, Alana Oliveira e Amanda Monteiro, que contaram com o apoio do profissional de educação física, Renan Barbosa, que abordou a importância de atividades físicas de lazer para o alívio dos níveis de ansiedade. 
Durante o evento, os participantes receberam também um manual de técnicas de Grounding, uma ferramenta essencial em cinco passos para acalmar crises de ansiedade. De acordo com a presidente do GTH, Vanessa Blante, a iniciativa é fundamental para promoção do bem-estar emocional na comunidade.

"A campanha Janeiro Branco convida as pessoas a refletirem sobre a importância de prevenção ao adoecimento emocional. Iniciada em 2014, a campanha continua conscientizando a população sobre a necessidade de cuidar dos outros e de si mesmo", destacou a profissional, que é biomédica e coordenadora de Laboratório.

A psicóloga clínica Alana Oliveira, reforçou que “o objetivo da ação é antes de tudo, levar informação aos públicos que transitam na unidade hospitalar ao abordar o que é saúde mental e os seus impactos na vida, rotina e relações de cada indivíduo. É através dessas informações que é possível refletir sobre de que forma é possível buscar esse estado de bem-estar”, observou a profissional.

Ela destacou ainda que o evento levou orientações sobre a diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade, identificar possíveis sintomas e indicar formas de autocuidado. “São pontos importantes que precisam ser compartilhados com nossos usuários e demais públicos”.

A usuária Francisca de Nazaré Siqueira, 37 anos, do município de Primavera, distante 30 km de Capanema, destaca a importância da roda de diálogo. "É muito relevante ouvir direcionamentos de profissionais da psicologia, considerando que muitas pessoas são afetadas por problemas emocionais nos dias de hoje".

Atendimentos - Segundo, Alana Oliveira, em 2023, o serviço de Psicologia garantiu 438 atendimentos, sendo que 190 consultas e  248 sessões junto aos usuários.

Janeiro Branco – A campanha nacional executada por unidades do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), cujo tema é “Cuidar da mente é cuidar da vida”. O objetivo é garantir que todos tenham acesso aos cuidados com a saúde mental.
 O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista.

Serviço: O CHC integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC

entainpartners Mapa do site