PG tiger

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALÔ PAPAI, ALÔ MAMÃE!

Uepa divulga listão de aprovados no Processo Seletivo 2024

Mais de 70% dos aprovador no Prosel 2024 da UEPA são oriundos de escolas públicas do Estado

Por Monique Hadad (UEPA)
26/01/2024 13h58

Com mais de 70% dos calouros oriundos de escolas públicas paraenses, oresultadodo Processo Seletivo (Prosel) 2024 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgado na manhã desta sexta-feira, 26, no prédio da reitoria da universidade, foi tomado por um misto de emoção e euforia. O evento contou com a presença de emissoras de rádio para a leitura do listão. Além disso, teve também banho de cheiro para os candidatos que aguardavam a divulgação do listão no local.

Por volta das 9h de hoje, 26, foram divulgados os nomes dos três primeiros colocados no Vestibular da universidade. Com 899, 73 pontos, Mariana Gonçalves Ribeiro, foi o primeiro lugar geral; Arthur Sanches Sales, com 896,39 pontos, ficou com o segundo lugar geral e; Henrique Klosouski Santos Drosdoski, com 895 pontos, foi o terceiro lugar geral no Prosel Uepa 2024, nos cursos de Biomedicina e Medicina, respectivamente.

Natural de Altamira, no sudoeste paraense, esta é a segunda vez que Henrique Drosdoski tentou o Prosel da Uepa. Aprovado em Medicina, o novo calouro conta que a sensação é de recompensa. Ainda de acordo com o aprovado, ele afirma que já tinha a expectativa de obter uma boa colocação, mas não imaginava que estaria entre as três primeiras notas gerais.

"Fico muito grato por saber que deu tudo certo, que todo o esforço valeu à pena. A expectativa para estudar na Uepa é excelente, porque finalmente o sonho foi alcançado. Então, a partir de agora, é aproveitar e esperar as próximas etapas dentro da universidade", afirmou ele que mora em Belém.

O reitor da Uepa, professor Clay Chagas, celebrou o crescimento do número de aprovações de alunos vindos do ensino público em relação aos anos anteriores, destacando o trabalho da comunidade acadêmica para receber os novos aprovados. "Para a universidade, é um momento ímpar. Trata-se de uma preparação contínua de todos nós para receber os aprovados. Parabenizo a aprovação dos mais de 3.700 alunos no Processo Seletivo, em um ano em que o nosso vestibular teve uma ampliação de aproximadamente 12% de candidatos inscritos em relação ao ano passado. O crescimento do número dos aprovados oriundos de escolas públicas também é uma perspectiva muito positiva do ponto de vista da educação do estado do Pará", destacou o gestor, durante a coletiva de imprensa que antecedeu a divulgação do listão.

Para a vice-reitora da instituição, professora Ilma Pastana, a divulgação do Prosel Uepa 2024 marca uma nova etapa na trajetória dos estudantes e celebra os esforços de toda a comunidade acadêmica. A aprovação dos novos calouros contou com música, ovo, trigo e até banho de cheiro. "Hoje, nossa universidade celebra a entrada dos nossos novos alunos, tanto nos cinco campi de Belém, quanto nos 18 municípios em que a Uepa está presente. Tenho certeza que teremos o resultado dos esforços das famílias, dos nossos estudantes e da nossa universidade", ressaltou.

Além de celebrar com os calouros que estiveram no prédio da reitoria da Uepa, a vice-reitora também representou a gestão superior da universidade em uma visita para lá de especial à Mariana Ribeiro, a primeira colocada do Prosel 2024. Ocasião em que foi acompanhada pela vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Simone Beverly.

Dados do Prosel 2024 - O Prosel deste ano teve 60.424 inscrições confirmadas. Foram ofertadas 3.724 vagas, em 93 cursos, nos municípios de Altamira, Ananindeua, Barcarena, Bragança, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Igarapé-Açú, Marabá, Moju, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Salvaterra, Santarém, São Miguel do Guamá, Tucuruí e Vigia.

No total, 3.670 vagas foram preenchidas, incluindo as disponibilizadas pelos cursos de Licenciatura em Música e Licenciatura em Letras - Libras, que possuem Processos Seletivos Específicos, e cujos resultados também foram divulgados hoje, 26. O curso de Licenciatura em Música foi ofertado em Belém, Bragança e Santarém, com 94 vagas, e o de Licenciatura em Letras-Libras, em Belém, com 44 vagas.

Do total das inscrições confirmadas, 57,82% foram realizadas por candidatos que se inscreveram nas Cotas Socioeconômicas (CSE); enquanto que 11,81% foram preenchidas por inscritos nas Cotas Étnico Raciais (CER) para negros; 0,30% nas Cotas Étnico Raciais (CER) voltadas a indígenas; e 30,07% por aqueles que optaram em não concorrer às cotas (Não Cotistas - NCT).

Em Belém, capital paraense, os cursos mais procurados em 2024 foram: Fisioterapia, Biomedicina e Educação Física. Entre os inscritos para concorrer ao certame nas Cotas Étnico-Raciais (CER), Fisioterapia também foi o curso mais concorrido, seguido por Educação Física e Biomedicina. Entre os Não Cotistas (NCT), estão os cursos de Medicina e Fisioterapia, em Belém, seguido por Medicina, em Marabá.

Chegaram candidatas, saíram calouras - Entre os candidatos que estiveram na reitoria da Uepa para ouvir ao vivo o resultado, estava Júlia Oliveira Pimentel, que chegou às 8h30, acompanhada pela mãe, Roseli, e pelo pai, João Douglas Pimentel. Júlia tornou-se caloura da Uepa ano passado, quando ingressou no curso de Enfermagem, mas como o sonho dela é cursar Medicina, no vestibular deste ano ela conciliou a vida de acadêmica de Enfermagem com a de estudante de cursinho.

Após obter a média de 868,27 pontos e 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Júlia aguardava o resultado de hoje confiante. "Eu sempre quis fazer Medicina, mas passei por uma situação muito difícil quando fiz o convênio e não obtive o resultado esperado no Enem naquela época, porque estava com a saúde mental muito abalada. Então, eu decidi cursar Enfermagem, inclusive para conhecer a vida de universitária e assim eu estou hoje com uma visão mais madura sobre a universidade e ter a certeza de que quero mesmo a área da saúde", afirmou, antes de saber que havia sido aprovada no curso que sonhava.

A mãe de Júlia havia prometido à filha que eles viveriam juntos todas as emoções desse momento tão esperado pela família. "Eu fiz questão de virmos para cá. Nós moramos em Ananindeua, acordamos às 5h e às 7h saímos de casa", contou Roseli, que chorou junto com a filha, quando o locutor da rádio leu o nome dela.

Outra candidata que aproveitou muito a festa oferecida no prédio da reitoria da UEPA ao som da banda da liga Búfalos da Medicina, foi Amanda de Fátima Reis Vasconcelos Alves, aprovada no curso de Biologia, que contou sobre a dedicação intensa aos estudos. "Eu comecei desde o início do ano estudando muito, saía da escola quase de noite e mesmo ficando várias vezes doente por causa disso, eu estudei até conseguir. É muito bom ser aprovada e poder retribuir tudo o que meus pais fizeram por mim".

Atenção à matrícula - Oedital de matrícula para os novos calouros também foi publicado nesta sexta-feira. A primeira etapa, que é a matrícula on-line, será realizada de 30 de janeiro a 02 de fevereiro. A matrícula presencial, com a apresentação de documentos, para os estudantes que optaram por concorrer às Cotas Sócio-Econômicas ou Cotas Étnico-Raciais, será realizado nos dias 05 a 06 de fevereiro, enquanto a confirmação presencial de matrícula para os candidatos Não Cotistas será de 06 a 09 de fevereiro.

Com o tema "Amazônia Sustentável: consciência, cultura e ações na Uepa", será realizada, em 04 de março, a aula inaugural para os novos calouros, no Ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém.

Texto: Guaciara Freitas, Marília Jardim, Messias Azevedo e Monique Hadad (Ascom Uepa)

PG tiger Mapa do site