Dragão Tigre

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARCO HISTÓRICO

Governo do Pará entrega 150 km de pavimentação da PA-256, no nordeste paraense

O trecho integra Paragominas à Tailândia e recebeu drenagem de águas pluviais, terraplanagem, pavimentação, meio-fio, implantação de acostamento, calçada em áreas urbanas e sinalização horizontal e vertical de trânsito

Por Paulo Garcia (SETRAN)
26/01/2024 17h16

Um marco histórico para região nordeste. O Governo do Pará entregou na manhã desta sexta-feira, 26, a pavimentação asfáltica em mais de 150 quilômetros da PA-256, trecho que integra Paragominas à Tailândia.

A rodovia, uma das mais extensas e importantes do Estado, com 364 quilômetros de comprimento, tem um importante papel no impulsionamento econômico e no desenvolvimento regional. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho e da vice-governadora, Hana Ghassan e foi realizada em três momentos, nas cidades de Tailândia, Tomé-Açu e Ipixuna do Pará.

"Certamente a PA-256 é uma das estradas mais importante do Estado do Pará. Estrada que integra a Belém-Brasília com a PA-150 e várias cidades e regiões do nosso Estado, trazendo qualidade no tráfego das pessoas, segurança, gerando também desenvolvimento, progresso, emprego, renda. Que também fortalece a economia local e, consequentemente, traz qualidade de vida para nossa gente. Festejo este momento e que nós possamos continuar a levar o Pará no rumo certo, trabalhando cada vez mais, para o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado", informou o governador, Helder Barbalho.

A obra contou com uma série de serviços essenciais para a qualidade da infraestrutura viária. "Desde a instalação de redes de drenagem de águas pluviais até a execução de sub-base e base, terraplanagem, pavimentação, meio-fio, implantação de acostamento, calçada em áreas urbanas e a sinalização horizontal e vertical de trânsito", informou o secretário de Transportes, Adler Silveira.

Ainda de acordo com o secretário, a obra soluciona um problema histórico, pois até então havia somente a opção de tráfego pela BR-010 (Belém/Brasília) para chegar à PA-150, que é rota para o sul e sudeste do Pará.

Espera da comunidade - A entrega deste trecho pavimentado representa não somente uma conquista da população que sonhava com esta obra, mas também um passo fundamental na promoção do crescimento e prosperidade da região nordeste do Estado. Ao investiur neste projeto, o Governo do Pará, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Um exemplo disso é a cuidadora de criança, Claudinete de Oliveira, 40 anos, que mora no Acará e toda semana tem que se deslocar para Tailândia para estudar, "Eu faço esse trajeto toda quinta-feira, moro no Acará e vou para Tailândia estudar, eu e minha filha. Então com essa nova estrada vai facilitar, e muito, a nossa viagem", contou.

Para o carpinteiro, João Carlos Pinheiro, 44 anos, a chegada da pavimentação representa a conquista de um sonho antigo. “Essa nova PA é um sonho de muitos anos e o governo do Estado realizou. A gente acompanhou todo o trabalho, estamos muito satisfeito com isso. Melhorou nosso deslocamento com certeza”, pontuou o morador.

Já o agricultor Francisco Martins, que mora em Ipixuna, contou que a nova PA-256 trouxe muitos benefícios. “Está muito bom, melhorou muito, isso aqui era só buraco, lama e poeira. Transporte melhorou, posso vender até de moto meus produtos, aqui eu produzo arroz, milho, feijão, mandioca“, comentou o agricultor.

 

Dragão Tigre Mapa do site