PG tiger

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Pará dá início ao ano letivo 2024 com entrega de escola em Ananindeua

Esta é a escola de número 130 entregue pelo Estado e vai atendercerca de 1.500 alunos do Ensino Fundamental II e médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Por Cristiani Sousa (SEDUC)
28/01/2024 08h00

Reafirmando o compromisso com a melhoria da educação pública paraense, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), vai realizar, nesta segunda-feira (29), a solenidade de entrega da 130° obra de reconstrução da Escola Estadual Romulo Maiorana, localizada em Ananindeua, região metropolitana de Belém. O evento será marcado pelo retorno dos mais de 500 mil alunos para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino.

O governador Helder Barbalho destaca que a escola pública tem qualidade e precisa ser olhada com carinho e atenção. “Essa é a escola de número 130 entregue pelo Governo do Pará, e essa entrega representa o compromisso do Estado em melhorar a qualidade do ambiente escolar e construir o futuro de crianças e jovens. Vamos continuar trabalhando para garantir espaços de ensino dignos, que possam fidelizar o aluno, reduzir a evasão escolar e dar prazer aos professores para lecionar”, finalizou Helder Barbalho.

A Unidade escolar atende cerca de 1.500 estudantes, do Ensino Fundamental II e médio regular, nos turnos manhã e tarde, e para Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite. A obra contemplou a reconstrução de 47 salas de aula, secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, despensa, refeitório, copa, banheiros masculino e feminino, coordenação pedagógica, entre outros. Com investimento de mais de R$3 milhões, o Estado também assegurou laboratório de informática, laboratório de matemática, laboratório multidisciplinar, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), auditório, pintura, sinalização, novas instalações elétrica e hidrossanitária e climatização em todas as salas de aula, o que assegura maior conforto aos estudantes.  

“Essa é uma semana de grandes notícias para a educação paraense. Iniciamos na segunda-feira, em Ananindeua, com o volta às aulas para toda a rede estadual de ensino e em diversas redes municipais parceiras que construíram o calendário em conjunto conosco neste ano pela primeira vez, além da entrega da escola Rômulo Maiorana e outras 4 ao longo da semana, em Ananindeua, Belém e Parauapebas. Esse é mais um ano de renovação e avanço contínuo para a educação do Pará. Contamos com todas as famílias, equipes escolares e estudantes para, juntos, garantirmos mais oportunidades, ferramentas e reforçar a posição do Pará como referência em educação no Brasil”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 

A escola estadual Zulima Vergolino Dias, também localizada em Ananindeua, será a 131º unidade entregue pelo Governo. O evento de entrega da obra à população será realizada na terça (30). A Escola atende atualmente cerca de 550 estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (Regular e Integral) nos turnos manhã e tarde.

A comunidade escolar do município de Belém também será beneficiada, na próxima quarta-feira (31), com a entrega das escolas estaduais General Gurjão, que fica na Cidade Velha, e Stélio Maroja, no bairro da Condor. A Escola Estadual Stélio Maroja atende atualmente cerca de 300 estudantes do Ensino Fundamental I nos turnos manhã e tarde, que conta com bloco administrativo e cinco salas de aula. Já a Escola Estadual General Gurjão, atende cerca de 350 estudantes do Ensino Fundamental I e II. 

Parauapebas - Na garantia de que as escolas estaduais estejam adequadas para promover a transformação da educação em todo o estado, o Governo entregará, na próxima quinta-feira (01), a Escola Eduardo Angelim, no município de Parauapebas. Esta será a 134° unidade escolar reconstruída no estado que conta com 960 estudantes, 12 salas de aula e 24 turmas em dois turnos, manhã e tarde.

Com investimento superior a R$ 1,7 milhão do Tesouro do Estado, a obra contemplou a reconstrução de salas de aula, secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, despensa, refeitório, copa, banheiros masculino e feminino, coordenação pedagógica. O Estado também assegurou laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, auditório, pintura, sinalização, novas instalações elétrica e hidrossanitária, e climatização em todas as salas de aula, o que assegura maior conforto a comunidade escolar.

Educação Ambiental - A volta às aulas terá início já com a nova matriz curricular aprovada pelo Conselho Estadual que traz de forma inédita no Brasil o fomento ao pensamento e a prática sustentável de maneira contínua nas escolas públicas do Pará, por meio do componente curricular com temática em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica, com oferta obrigatória na rede estadual para todas as etapas de ensino e, por adesão, pelas redes municipais. Um total de 1,5 milhão de estudantes da rede pública de ensino do Pará poderão ser beneficiados com a iniciativa, sendo 550 mil, obrigatórios, na rede estadual e, por adesão das redes municipais, 618 mil estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e mais 461 mil dos anos finais (6º ao 9º ano).

PG tiger Mapa do site