555brl

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Poli Metropolitana recomenda cuidado especial com a hidratação durante Carnaval

Nutricionista Alessandra Macedo recomenda o consumo de bastante água, a dica é multiplicar o peso por 35, para saber o consumo diário

Por Ascom (Ascom)
09/02/2024 10h30

Durante as festas de carnaval é comum os foliões perderem líquidos e sais minerais devido a transpiração. Por isso, a nutricionista da Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, alerta que precisa ser dada uma atenção especial à hidratação e a alimentação neste período.  

A coordenadora do serviço de nutrição da unidade, Alessandra Macedo, recomenda beber bastante água. A profissional ressalta que a hidratação no período de folia é primordial, como tomar em torno de 2 a 3 litros de água por dia ou deve - se multiplicar o peso por 35, para saber a quantidade que deve ser consumir por dia. 

“Se a pessoa for ingerir bebidas alcoólicas, o ideal é intercalar com o consumo de água, água de coco ou sucos. O consumo dessas bebidas pode levar a desidratação do corpo. Além disso, também deve-se incluir consumo de frutas, por serem ricas em vitaminas e minerais, elas são consideradas antioxidantes, essenciais para o período da folia”, recomendou. 

A profissional também pontuou algumas dicas importantes em relação a alimentação. É necessário incluir nas refeições vegetais verdes-escuros, que auxiliam da desintoxicação do fígado, por serem antioxidantes. A rúcula, brócolis, agrião espinafre e couve são verduras que podem ser integradas ao cardápio do dia. 

“Evitar pular as refeições e realizar principalmente o café da manhã, almoço e jantar. Consumir alimentos que fornecem energia como frutas, mandioca, batata, arroz, macarrão, entre outros. Outro fator importante é realizar as refeições em locais seguros, com higienização adequada, para evitar a intoxicação alimentar”, enfatizou. 

Evitar gorduras e frituras também é fundamental, por serem alimentos de digestão mais lenta. Quando consumidos, pode causar cansaço e sono, influenciando diretamente na disposição da pessoa. 

Serviço nutricional na Poli Metropolitana 
Na Poli Metropolitana o atendimento com nutricionistas contempla o rol de serviços multiprofissionais ofertados pela instituição e são disponibilizados de forma 100% gratuita para a população. 

Além de garantir a assistência nutricional, o serviço clínico acompanha os pacientes com doenças que devem ser tratadas em conjunto com um planejamento alimentar. 

O diretor executivo da Poli Metropolitana, Anderson Albuquerque, esclarece que as consultas com nutricionista, devem ser reguladas por meio do Sistema de Regulação (SISREG) ou encaminhadas por especialistas da própria unidade, conforme a necessidade de cada paciente.

“A unidade não é porta-aberta, ou seja, o usuário deve agendar o serviço antes de procurar a unidade. Desta forma, oferecemos um serviço organizado com qualidade e segurança para a população paraense”, frisou o gestor.

Serviço:

A marcação de consulta para a Poli Metropolitana não é presencial. As especialidades são atendidas através da Regulação Estadual. Para os Programas, retorno ou marcação de exames, o agendamento é realizado através da Central de Relacionamento, na ferramenta do WhatsApp Business, no número, (91) 98521-5110 e ainda, no e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br.

O usuário precisa apresentar o documento de identidade com foto (RG preferencialmente), CPF, Cartão Nacional SUS e comprovante de residência (originais e cópia). Caso seja criança e ainda não tenha RG, é possível apresentar a certidão de nascimento e os documentos oficiais da mãe.

555brl Mapa do site