6666betf

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CARNAVAL 2024

Governo do Estado garante patrulhamento fluvial em Cametá

Por André Macedo (SEGUP)
11/02/2024 11h31

Além da fiscalização viária, neste Carnaval, a Segurança Pública do Estado reforçou o patrulhamento nos rios. O Grupamento Fluvial (GFlu) juntamente com a Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu), Companhia Independente de Policiamento Fluvial (CIPFlu) e Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF), desenvolvem ações de policiamento ostensivo durante a operação “Carnaval 2024”, realizada em 70 localidades paraenses. 

Com a embarcação “Estrela do Norte” funcionando como base operacional, uma lancha de 150 HP de potência (LV G13) para patrulhamento ostensivo e uma lancha blindada “Aruanã 29- IPC Haroldo” com mais de 350 HP de potência, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu) reforça as ações de proteção aos foliões que se deslocam para Cametá, município da Região de Integração Tocantins. 

Segup deflagra 'Operação Carnaval 2024' com mais de 2 mil agentes em 70 municípios

Esta é a segunda vez que a Segurança Pública Estadual está presente na programação de Cametá no período do Carnaval, com orientações e fiscalizações para evitar acidentes, garantindo um Carnaval seguro, como destaca o Investigador da Polícia Civil e coordenador das ações do GFlu em Cametá, Douglas Melo. 

“Temos uma equipe da Companhia Fluvial, da Delegacia Fluvial completa, com delegada, com escrivã, e agrupamos com a Marinha do Brasil. A Marinha faz a parte administrativa e a gente faz a parte criminal e também ajuda na orientação. A questão de colete de salva-vidas e o excesso de passageiros para que tenhamos um carnaval sem nenhum problema”, destacou o coordenador. 

Como dito, as ações ocorrem em parceria com a Marinha do Brasil, que atua com a Capitania de Portos (CPAOR). De acordo com o Capitão de Coverta, Saulo Torres, esta parceria é fundamental visto a grandiosidade do Carnaval na cidade. 

“O Carnaval de Cametá é considerado um dos maiores carnavais aqui no Estado do Pará. Então, diante desses dados que a gente obteve em anos anteriores, foi feita uma operação que visa principalmente a segurança do tráfico aquaviário. E quando a gente fala de segurança de tráfico aquaviário, está relacionado diretamente com a segurança da população, das pessoas que fazem o uso desse modal, que é o principal da região, e a gente realizando fiscalizações, embarcações, verificando documentação dos condutores, bem como da embarcação”, disse. 

Ocorrrências - A prevenção ao cometimento de crimes também é um dos objetivos da presença da fiscalização dos rios. Em uma das rondas, foi identificada uma carga de combustível transportada irregularmente. 

O proprietário foi identificado e acompanhado pelas autoridades até a unidade policial para procedimentos cabíveis. A carga de 4 mil litros de combustível entre diesel marítimo e gasolina comum foi apreendida. 

As atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações serão realizadas durante todo o período de feriado prolongado, prosseguindo até a próxima quarta-feira (14).

6666betf Mapa do site