Jogos de pôquer

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E SEGURANÇA

Detran realiza Blitz Educativa em rodovias e estradas neste feriado de Carnaval

Agentes atuam em locais com intenso movimento como Cametá, Abaetetuba, Vigia, Abetetuba e na PA-391, de acesso à Ilha de Mosqueiro

Por Ronan Frias (DETRAN)
12/02/2024 10h11

A conscientização de motoristas e pedestres é o foco das ações de educação desenvolvidas pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) nas principais cidades que recebem a Operação Carnaval 2024. O trabalho dos agentes é realizado em forma de blitz educativas nas cidades de Cametá, Abaetetuba, Vigia, Bragança e na PA-391 que dá acesso ao distrito de Mosqueiro. 

A estimativa do Detran é de que mais de 4 mil pessoas, entre condutores e foliões, receberam orientações para salvaguardar vidas, como evitar o consumo de álcool antes de dirigir e respeitar o limite de velocidade.

Para o diretor técnico Operacional do Detran, Bento Gouveia, o trabalho é realizado para conscientizar a população: “ Estamos trabalhando com uma fiscalização intensiva nas estradas e também nas cidades, com as equipes de educação. Sabemos que o carnaval é um período festivo, por isso, sempre destacamos o respeito as leis de trânsito para a segurança de todos”. 

Em Vigia, as ações educativas iniciaram na PA-140, na entrada da cidade. O município possui um dos carnavais mais badalados do Estado e deve receber cerca de meio milhão de veículos até a próxima terça-feira (13), segundo a Secretaria de Segurança Pública, Defesa Social e Trânsito de Vigia (Segmob). 

Os condutores que chegavam à cidade foram abordados pelas equipes de educação do Detran e da Segmob. As orientações estão voltadas para os principais fatores de risco no trânsito, principalmente a mistura de álcool e direção, ao não uso do cinto de segurança, ao excesso de velocidade e ao não uso dos equipamentos de segurança. Em Vigia, o não uso do capacete pelos moradores locais e de municípios próximos e o excesso de passageiros, especialmente crianças em motocicletas são as infrações mais recorrentes.

Segundo o agente de educação do Detan, Rodrigo Freitas, as orientações são direcionadas para o morador de Vigia que não está acostumado com grandes movimentações de veículos na cidade e, ao mesmo tempo, aos turistas para que redobrem a atenção com os moradores e com o fluxo intenso que costuma tomar a cidade nesta época do ano.

"Em Vigia, as ruas são estreitas, há muitos cruzamentos e pessoas atravessando a rua o tempo todo, o que aumentam os riscos de acidentes, tanto para visitantes como para moradores", explica o agente Freitas. 

Além disso, segundo a diretora de educação de trânsito de Vigia, Natalina Pereira, ainda há registros de comportamento indevido no trânsito, o que requer reforço nas ações educativas. "Já realizamos essas ações, mas quando o Detran vem as pessoas respeitam e é sempre um grande apoio para os municípios", comenta. 

O Renelson Souza mora em Vigia e foi abordado pelos agentes de educação por conduzir sem usar capacete. Após ouvir as orientações ele reconheceu o erro e a importância de obedecer as leis de trânsito. "A gente costuma andar assim porque confia que mora aqui mesmo e que por ser um trânsito tranquilo quase sempre nada vai acontecer, mas depois que a gente ouve as explicações dos agentes percebe que o pior pode ocorrer a qualquer momento e que o certo é corrigir o erro, ainda mais numa época dessa", afirmou o motociclista.

Jogos de pôquer Mapa do site