w55.tw

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Concluintes do curso técnico em hemoterapia recebem certificados

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/04/2015 16h08

Vinte profissionais com experiência hemoterápica, atuantes na rede pública de saúde, participam da formação da primeira turma do curso técnico em hemoterapia no Pará, nesta sexta-feira (24). A iniciativa da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Dr. Manuel Ayres (Etsus), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), visa aprimorar a qualidade dos processos, produtos e serviços de hemoterapia, de forma a atender o usuário de acordo com os princípios do SUS. A programação inclui mostra de trabalhos de conclusão dos alunos e diplomação, às 9h e às 16h, na Etsus e no Hemopa, respectivamente.

O curso, organizado em quatro módulos, com dez áreas temáticas, concentrou atividades teóricas, práticas e estágios nas dependências do hemocentro paraense, instituição que apresenta o maior número de participantes, 17 no total. Entre os meses de maio de 2012 a abril de 2015, vários profissionais da fundação ministraram 1.650 horas de atividades curriculares orientadas pelo Ministério da Saúde.

Um dos concluintes do curso, o auxiliar em hemoterapia Fernando Brito, fará uma homenagem aos mestres na solenidade de formatura. Segundo ele, este era um anseio de todo profissional da área que trabalha no Hemopa. “Hoje podemos dizer que temos uma formação, e nossa certificação tem reconhecimento nacional. Isso é muito gratificante. Somos fruto das primeiras turmas de formação preparadas pelo Hemopa e temos o privilegio de participar dessa primeira turma na região Norte”, diz.

A oradora da turma, Cátia Henriques, comemora a oportunidade. “Só tivemos a ganhar, pois para a gente que ama a hemoterapia, essa conquista é muito importante”, ressalta.

Socorro Cardoso, hematologista e assessora técnica do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hemopa, setor responsável pela condução do curso no órgão, informa que o hemocentro vem buscando ainda mais todas as linhas de conhecimento, qualificação e reciclagem pela parceria com a Etsus, inclusive com a expansão para a hemorrede estadual. “A importância dessa formação para profissionais e usuários está na constante qualificação e no reconhecimento de um trabalho capacitado, que reflete excelência e segurança dos produtos oferecidos”, destaca.

Melhorar o acolhimento, qualificar o atendimento e dar maior resolutividade na hemorrede estadual são os principais ganhos trazidos pelo curso, segundo o diretor da Etsus, Raimundo Sena. Ele reforça que a missão da escola está direcionada para a formação de recursos humanos em nível técnico correspondente às necessidades do sistema de saúde, visando sua inserção e melhor desempenho no exercício de suas atividades profissionais.

Além de servidores da Fundação Hemopa, participaram do curso profissionais lotados no Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, hospitais Ophir Loyola, Universitário João de Barros Barreto, de Clínicas Gaspar Vianna e Abelardo Santos. Todos com experiência nas áreas de análises clínicas, biodiagnóstico e patologia clínica. Uma segunda turma do curso técnico em Hemoterapia, com 22 participantes já está em andamento.

O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos. Alô Hemopa: 0800-2808118. A Etsus está localizada na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 207, no Umarizal. Informações: (91) 3202-9300.

w55.tw Mapa do site