Might of Ra

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Profissionais são qualificados para ações de vigilância sanitária

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/04/2015 09h15

Orientar a elaboração da programação das ações de vigilância sanitária e a alimentação de informações do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), este foi o objetivo da oficina de vigilância para a região de saúde do Tocantins e Lago do Tucuruí, realizada no período de 13 a 16 deste mês, no município de Barcarena. A capacitação foi direcionada aos profissionais de saúde do 6º e 13º Centro Regional de Saúde (CRS).

Com carga horária de 32 horas, as aulas contaram com explanação referente à legislação de descentralização, recursos financeiros do bloco de vigilância sanitária, entre outros. Segundo a chefe da Divisão de Controle da Qualidade dos Alimentos do Departamento de Vigilância Sanitária da Sespa, Dorilea Pantoja, a programação é um instrumento importante para o planejamento das ações a serem executadas por cada um dos municípios que estiveram presentes.

Ela disse que o papel da vigilância sanitária estadual é orientar os municípios na sua elaboração, repassando informações das áreas técnicas. “É importante ressaltar, ainda, que tivemos a adesão de cem por cento das regionais e municípios. Isso mostra o interesse dos profissionais na qualificação dos trabalhos”, destacou.

De acordo com Dorilea Pantoja, a meta é capacitar os 13 Centros Regionais de Saúde e, consequentemente, os 144 municípios paraenses, para a elaboração da programação das ações de vigilância e alimentação do SIA do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta primeira etapa, os municípios contemplados foram: Abaetetuba,  Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Taillândia, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, e Oeiras do Pará.

Might of Ra Mapa do site