equidia.fr

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FUNCIONALISMO

Escola profissionalizante oferece serviços de saúde a servidoras da Seduc

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/03/2015 21h07

Servidoras lotadas na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) receberam, na manhã desta quinta-feira, 19, serviços de saúde ofertados pelos alunos dos cursos profissionalizantes da Escola Estadual de Ensino Integrado Francisco da Silva Nunes, localizada no bairro da Marambaia, em Belém. As servidoras tiveram acesso a testes de glicemia, verificação de pressão arterial e vacinas contra febre amarela e hepatite B. A ação faz parte de um projeto de extensão realizado pela escola, que oferece os cursos de Técnico em Enfermagem, Podologia e Meio Ambiente. As servidoras Zuleide Santos e Socorro Silva aprovaram a iniciativa e gostariam de participar outras vezes dessas ações.

Um estande que chamou a atenção foi o de podoprofilaxia - o cuidado e a limpeza dos pés. A fila foi grande para esse serviço. Lígia Gonçalvez, a primeira a ser atendida, disse que “sempre cuido dos meus pés. Isso é sinal de higiene”. Segundo a coordenadora de Podologia da Escola Francisco da Silva Nunes, Patrícia Brandão, normalmente as pessoas costumam cuidar de outras partes do corpo e esquecem os pés.

Ela alertou sobre produtos químicos usados em esmaltes e os cuidados com o corte das unhas. “O corte errado de unha pode causar Cripitose, mais conhecida como unha encravada. Se não houver um cuidado especial, pode levar a problemas maiores”, afirmou.

Mas esse não o único perigo. Para diabéticos a atenção deve ser redobrada. Um simples ferimento, como rachadura nos pés, pode levar à perda total dos membros inferiores. “Para evitar essas situações, precisamos criar o habito de cuidar dos nossos pés. Esterilizar os materiais de limpeza das unhas é fundamental”, acrescentou a especialista.

A estudante de Podologia Liderlândia Gama trabalha na área há poucos meses, e disse estar gostando da experiência. Ela atendeu a servidora Edna Ramos, que gostou do serviço, já que suas unhas estavam frágeis. “O serviço veio em boa hora”, declarou.

equidia.fr Mapa do site