leovegas

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa leva o Projeto Doador de Sangue do Futuro à Ananindeua

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/03/2015 11h13

Responsável pelo encaminhamento de 2700 candidatos à doação voluntária de sangue em 2014, o Programa Doador de Sangue do Futuro, da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), está sendo apresentado nesta quinta-feira (19), a 150 gestores de escolas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE), da Prefeitura de Ananindeua, no auditório da Secretaria da Educação daquele município.

Segundo a titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, Juciara Farias, o hemocentro foi convidado pela prefeitura para agregar as atividades do Doador do Futuro ao PSE. “Estaremos presentes em vários eventos da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação ao longo deste ano. Já temos um calendário fechado até o mês de novembro. Essa é uma parceria importante para toda a comunidade de Ananindeua”, comemora a técnica.

O programa é trabalho educativo desenvolvido pelo Gecad desde 2004 e visa levar às escolas de ensino fundamental e médio, públicas e particulares, informações precisas e corretas sobre o ato de doar sangue, contribuindo para a formação de uma nova cultura em relação à doação voluntária de sangue.

Somente no ano passado, o programa do Hemopa envolveu 1775 alunos de 60 escolas da Região Metropolitana de Belém (RMB), em 86 atividades, como palestras, campanhas internas e externas, estandes em eventos, orientações individuais e hemotur. Docentes, familiares e comunidades do entorno dos centros educacionais também foram beneficiados com as informações repassadas pelas assistentes sociais da Gecad.

Juciara Farias diz que o Hemopa percorre as escolas levando o tema da doação como assunto a ser inserido no plano pedagógico dos professores. “A programação se dá de maneira contínua. Atendendo as solicitações escolares, propondo a renovação do trabalho e indo às escolas onde ainda não houve atuação do programa”.

A assistente social adianta que este ano, em parceria com o Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de Doação Voluntária de Sangue, será lançado um novo material educativo estratégico para o trabalho, principalmente com crianças do ensino fundamental.

A escola que tiver interesse em participar do Programa Doador de Sangue do Futuro pode entrar em contato com a Gecad pelos telefones: (91) 3224-5048/ 32429100 - R-205/243 ou pelo e-mail:  captacao@hemopa.pa.gov.br.

Também nesta quinta-feira (19), a Fundação Hemopa participa da semana que comemora o aniversário do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), onde técnicas da Gecad estarão com um estande e farão palestras sobre doação voluntária de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, para o corpo clínico do hospital e parentes de pacientes. A atividade está inserida no contexto da captação hospitalar, que visa conscientizar sobre a importância da doação nas unidades de saúde.

Quem pode doar sangue:
Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menor de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.

Serviço:
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.

Estação de Coleta Hemopa-Castanheira, fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.

leovegas Mapa do site