Fortune Tiger

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Tecnológica de Vigia de Nazaré inicia ano letivo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/03/2015 09h32

A Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, deu as boas vindas à comunidade estudantil com uma aula inaugural, no último dia 16, em que foram apresentadas as atividades da instituição para o ano letivo 2015. Além dos alunos e seus responsáveis, a programação reuniu professores, representantes da Prefeitura, Conselho Tutelar, Polícia Militar e o diretor da 10ª Unidade Regional de Educação, Emídio José da Cruz Neto.

Entre os cursos ofertados pela instituição estão o deTécnico de Processamento de Pescado e Técnico em Meio Ambiente, inseridos à grade após um Fórum de Escolas Técnicas realizado no município, que discutiu com a comunidade quais as principais demandas da região.

Durante a solenidade foi apresentada a equipe de trabalho e o plano de ação da instituição para o ano letivo 2015, que tem como uma das principais metas a implementação do conselho escolar. “A nossa equipe espera que este seja um ano de sucesso para todos da escola, principalmente para os alunos, que são a razão de ser dessa instituição. Queremos primar por uma educação de qualidade, para que os estudantes saiam daqui preparados para o mercado de trabalho”, ressaltou a diretora da unidade, Ivana do Socorro Monteiro.

A programação foi animada pelo quarteto musical “Maestro Vale”, do Instituto “Arte show”, que mostrou um repertório variado. "Coração de Estudante", composta por Milton Nascimento, foi a escolhida para homenagear os alunos.

João Victor, 14 anos, estudou todo o Ensino Fundamental em uma instituição privada e agora decidiu ir para o ensino integrado público pelo benefício de cursar, além do Ensino Médio, um curso técnico que possa prepará-lo para ingressar no mercado de trabalho em um futuro próximo. “Escolhi o curso técnico em Meio Ambiente e pretendo fazer valer a pena a oportunidade que conquistei”, completa o estudante.

Lívia Silva, mãe de João Victor, destaca que a escola tem um regime parecido com aquele a que o filho estava acostumado. “Isso foi um dos principais motivos que fizeram com que eu concordasse com a idéia de transferi-lo para cá. A estrutura da instituição também me impressionou, minhas expectativas são as melhores”, comentou.

Para a direção da escola estadual o município de Vigia passa um momento histórico e ímpar no que se refere à educação. "Me sinto orgulhosa em fazer parte desse momento. Para mim, estar à frente de tudo isso é gratificante”, destacou Ivana.

Educação profissional - A unidade de Vigia de Nazaré foi  construída pelo governo do Pará e inaugurada em julho do ano passado, em parceria com o governo federal, por intermédio do Programa Brasil Profissionalizado. A escola resultou de um investimento de cerca de R$ 7 milhões e ofertará 1.440 vagas aos estudantes de Vigia e de municípios próximos.

O objetivo do governo do Estado é tornar a Escola Tecnológica de Vigia de Nazaré um dos maiores polos profissionalizantes do Estado. Localizada na entrada da cidade, a unidade dispõe de 12 salas de aula, biblioteca, auditório com capacidade para 200 pessoas, ginásio poliesportivo com arquibancada e vestiários, área para recreação, anfiteatro, refeitório, banheiros, cozinha, estacionamento, laboratórios de informática e de línguas, assim como de laboratórios específicos para os cursos ofertados.

Toda a estrutura foi projetada para garantir o máximo de acessibilidade a pessoas com deficiência, e conta coom elevadores, espaços adaptados e rampas de acesso.

Fortune Tiger Mapa do site