uno888b

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto da EETEPA de Monte Alegre incentiva a reutilização do lixo eletrônico

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/03/2015 16h55

Estudantes da Escola de Educação Tecnológica de Monte Alegre (EETEPA), no oeste paraense, encaram de forma criativa e com bom-humor o desafio de exercitar a consciência ecológica e trabalhar a reciclagem do chamado lixo eletrônico. Desde 2013, jovens matriculados em cursos técnicos da unidade de ensino desenvolvem, juntamente com os professores, o projeto Metareciclagem, voltado para o reaproveitamento de terminais de computadores. 

O resultado dessa atividade pedagógica pode ser visto por todos os lugares, seja na forma de vasos feitos a partir de monitores, que contribuem para a decoração ambiente da escola, ou em placas de sinalização confeccionadas a partir de CPUs e teclados, usadas na identificação de ruas e avenidas da cidade.

O Projeto Metareciclagem consiste no reaproveitamento de computadores e equipamentos de informática que não têm mais utilidade na escola. Com a reutilização desse material, a comunidade estudantil assumiu uma postura responsável quanto ao uso das tecnologias, levando em consideração a proteção à saúde e a conservação do meio ambiente.

O diretor da EETEPA de Monte Alegre, Jaime Teles, explica que o objetivo da escola é explorar a capacidade de criação dos estudantes na preservação e conservação do meio ambiente, com a reutilização de equipamentos eletrônicos ultrapassados em projetos de inclusão sociodigitais e socioambientais.

“O benefício desse projeto é o reaproveitamento consciente e adoção de uma postura responsável não apenas quanto ao uso das tecnologias, como em relação ao meio ambiente”, enfatiza o diretor.

O objetivo dos projetos desenvolvidos na instituição é envolver os estudantes e a comunidade do entorno em ações sustentáveis. “Procuramos mostrar tanto à comunidade estaudantil quanto à população que mora no entorno da escola que o verdadeiro aprendizado se manifesta na prática, não podendo haver incoerência entre o que se diz e o que se faz, pois a melhor maneira de educar é por meio do exemplo”, reforça Telles.

Além do projeto Metareciclagem, a EETEPA de Monte Alegre desenvolve os projetos 'Sarau Literário', 'A Importância da Valorização da Cultura Afro-brasileira', 'Faça uma Criança Sorrir', 'Pedagogia no Trânsito', 'Essa Rua tem Nome' e 'Gente que Faz'.

uno888b Mapa do site