777luckgame

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Ensino Médio Inclusivo é realidade em Icoaraci

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/03/2015 12h23

A Escola Estadual de Ensino Fundamental “Professor Jorge Lopes Raposo”, no Distrito de Icoaraci, vem se destacando na inclusão de alunos portadores de deficiências. Dos 120 estudantes do Ensino Médio atendidos na unidade de ensino, cinco estão neste perfil e fazem parte da turma de concluintes desta etapa. A cerimônia de formatura aconteceu no último dia 7, com uma programação festiva no Salão Padre Teodoro Kokko, da Igreja São João Batista.

Entre os cinco estudantes com deficiência que concluíram o Ensino Médio está Aldecyr Craveiro Júnior, que é surdo, escolhido o orador da turma. "Aqui recebemos muito mais do que o aprendizado das disciplinas. Aqui somamos valores e princípios, aprendemos sobre a tolerância e a importância dos estudos e da cultura de paz para todo cidadão”, destacou em seu pronunciamento, feito na Língua Brasileira de Sinais e interpretado pelo professor Josivan Raiol.

“A conclusão do Ensino Médio é um momento especial para estudantes e profissionais de Educação. No caso da Escola ‘Professor Jorge Lopes Raposo’ representa sobretudo o resultado positivo do esforço feito na Educação Especial, o que nos incentiva a todos. Parabéns a todos os estudantes, por mais essa conquista, e parabéns a todo o corpo docente pela dedicação e compromisso, que refletem em avanços como esse”,  ressaltou o secretário de Educação, Helenilson Pontes.

“Reconhecemos a persistência e dedicação de todos os concluintes do Ensino Médio da escola e também o esforço dos pais para proporcionar a formação desses jovens”, destacou o agente distrital de Icoaraci, Armando Tavares, convidado a compor a mesa oficial da cerimônia.

Cidadania

Com 22 projetos pedagógicos em execução, a Escola “Professor Jorge Lopes Raposo” atua de forma integrada com parceiros na pesquisa por novas metodologias de ensino e práticas para o atendimento de estudantes com deficiências. “Por isso, a formatura desses estudantes é um momento marcante para todos nós, incluindo os demais alunos, que vêm nessa vitória uma inspiração”, afirmou a professora Solange Reis. 

Os cinco alunos com deficiências que concluíram o Ensino Médio são Luzimar Oliveira (Síndrome de Crouzon), Vaniele Duarte (Síndrome de Turner), Priscila Soeiro (deficiência múltipla), Jéssica Anjes (deficiência intelectual) e Aldecyr Craveiro Júnior (surdo). Jéssica atua em serviços gerais no Hospital Saúde da Mulher e Aldecyr já tem proposta de trabalho de grupo empresarial paraense.

Além do trabalho de inclusão, a escola também tem se destacou pela aprovação de 34 alunos do ensino regular em vestibular de instituições de ensino superior. Um deles foi Fabrício Wendell Gonçalves, 18 anos, aprovado em três vestibulares para o curso de Matemática - Universidade do Estado do Pará (Uepa), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA) -, tendo optado por este último.

777luckgame Mapa do site