Ganesha Gold

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DA MULHER

Sespa leva serviços de saúde e beleza a frequentadores da Praça da República

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/03/2015 20h51

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e dezenas de outros órgãos, ofereceu neste domingo (8) serviços de saúde, beleza e apresentações culturais para centenas de frequentadores habituais da feira de artesanato montada todo domingo na Praça da República, centro de Belém,em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Com o objetivo principal de elevar a autoestima e enfatizar a importância do cuidado com a qualidade de vida, foram ofertados serviços de verificação da pressão arterial, teste de glicemia e avaliação nutricional. No hall de entrada da Unidade de Referência Especializada (URE), na Avenida Presidente Vargas, foram oferecidas testagens rápidas para sífilis, hepatite B e HIV, e emitido o Cartão SUS, documento essencial para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Heloisa Guimarães, acompanhou os serviços oferecidos e frisou que, em 2014, a causa principal de mortes entre mulheres no Pará deixou de ser o câncer de colo de útero. Segundo ela, um dos maiores desafios ainda é a busca pela redução da mortalidade materna, o que implica na progressiva melhoria do sistema, da qualidade de informação e dos treinamentos oferecidos aos profissionais de saúde, que resultarão em um pré-natal mais qualificado, na diminuição do índice de sífilis congênita e na maior adesão ao parto natural.

Saúde e beleza - Além de ter feito as testagens oferecidas durante a programação, a titular da Sespa conferiu, em todas as tendas armadas na praça, as atividades ligadas aos cuidados com a saúde e a beleza da mulher. Os sérvios foram gratuitos, com exceção da venda de produtos artesanais confeccionados por pessoas atendidas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), vinculados à Sespa. Durante o evento, foram exibidos vídeos educativos sobre a saúde da mulher e distribuídos brindes entre as participantes, no anfiteatro da Praça da República, com  presença do secretário de Saúde de Belém, Sérgio Amorim.

A oferta dos serviços de saúde atendeu aos principais problemas que afetam as mulheres no Pará. O teste de glicemia, por exemplo, consiste na retirada de sangue, em jejum, para avaliar a quantidade de açúcar no sangue e diagnosticar o diabetes. Para mulheres já diabéticas, o exame verifica os valores de glicemia no sangue para ajustar o tratamento.

A diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa, Socorro Bandeira, informou que durante todo o ano a Secretaria desenvolve diversas ações de conscientização e prevenção, intensificadas no Dia Internacional da Mulher, na Semana de Prevenção contra o Câncer de Mama e no Outubro Rosa. “É muito importante conscientizar as mulheres quanto à prevenção e a importância de seguir corretamente qualquer tipo de tratamento”, ressaltou, assinalando a importância dos profissionais de saúde na multiplicação de informações, visando a prevenção e o diagnóstico precoce, com a mamografia e a visita constante ao mastologista.

Com apoio das empresas Natura, Mary Kay, Contém 1G e Instituto Embeleze, as mulheres puderam fazer, sem nenhum custo, maquiagem e corte de cabelo, e ter acesso aos produtos de perfumaria. As apresentações artísticas ficaram por conta do Grupo de Dança formado por usuários do Caps Grão-Pará, da banda do Corpo de Bombeiros e do Grupo de Chorinho MPP.

A programação é resultado de uma articulação entre cinco setores da Sespa – Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (DPAIS), Departamento de Atenção à Saúde (Dase), Diretora de Desenvolvimento de Acompanhamento dos Serviços de Saúde (DDASS), Núcleo de Tecnologia, Informática, Informação em Saúde (NTIIS) e Coordenação Estadual de Saúde da Mulher (Cesmu) -, com a Sesma, 1º Centro Regional de Saúde da Sespa, Caps Grão-Pará, Amazônia e Renascer; Comando Geral do Exército, Corpo de Bombeiros Militar do Pará e academias de atividades físicas Sport Way e Top Fit.

Ganesha Gold Mapa do site