26bet

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DA MULHER

Caminhada abre comemorações do governo pelo Dia das Mulheres

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/03/2015 23h00

Uma grande mobilização no centro de Belém deu início na manhã deste sábado (7) à campanha “Mulheres do Pará: Feminização Geracional no Mundo do Trabalho”, promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), para comemorar o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. Realizada pela Coordenadoria de Integração de Políticas para Mulheres (CEIPM), em parceria com outras secretarias estaduais e entidades sociais, a campanha reuniu representantes de vários municípios na Praça do Relógio, na área do Ver-o-Peso. Centenas de mulheres saíram em caminhada, animadas por um trio elétrico, até a Praça da República.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Michell Durans, acompanhou todo o trajeto e ressaltou a importância dos avanços na erradicação da violência doméstica contra a mulher em todo o Estado. “O Pará tem caminhado a passos largos nas conquistas de políticas de enfrentamento à violência doméstica. A Coordenadoria de Integração de Polícias para Mulheres, por meio dos conselhos municipais, é ativa em cada canto do Estado, orientando e sensibilizando mulheres, junto com o trabalho desenvolvido pelo Pro Paz Mulher, que também é bastante eficaz na causa”, frisou Michell Durans.

O secretário ressaltou a necessidade de as mulheres denunciarem os agressores. “A Sejudh tem o serviço Disque Denúncia, que é o 180, o segundo mais discado do país, onde as mulheres podem ligar, buscar informações e quebrar o silêncio”, disse Durans.

O Pro Paz Mulher, que funciona na Travessa Mauriti, em Belém, atende mulheres vítimas de violência em diversas regiões do Estado. Até abril de 2014, o Pro Paz Integrado já fez 17.032 atendimentos, dos quais 44,8% são de casos de violência contra a mulher. A investigadora da Polícia Civil, Ana Cláudia Duarte, informou que as denúncias estão aumentando por conta da resposta que a Justiça está dando para quem age com violência contra a mulher.

“Uma caminhada comemorativa”, definiu Maria Trindade, coordenadora do evento e responsável pela Coordenadoria de Integração de Políticas para Mulheres. Segundo a coordenadora, o tema da campanha deste ano é um reconhecimento às mulheres nas funções que vêm desenvolvendo. “Os dados do Sistema Nacional de Informações de Gênero apontam que, mesmo com o predomínio de homens na população ocupada, as mulheres tendem a passar mais tempo em ocupações diversas, inclusive após a jornada de trabalho no espaço público”, explicou Maria Trindade.

Animação e cidadania - Alegria não faltou na caminhada. Ângela Costa, animadora de festas infantis, disse que comemorava as conquistas femininas, pois já viu de perto a violência doméstica. “Tive uma parente que se submetia à violência, mas graças às políticas e às formas protetivas ela não se submete mais, e é por isso que eu me alegro”, reiterou Ângela.

Na Praça da República, o Projeto Cidadania, desenvolvido pela Sejudh, emitiu carteira de identidade e carteira de trabalho, beneficiando mais de 300 pessoas. Clebia Barros, que estava há um ano sem RG, soube da emissão do documento e não perdeu a oportunidade. “Eu fiquei sabendo que teria uma mobilização pelo Dia das Mulheres aqui e resolvi vir tirar meu documento”, contou Clebia.

A unidade móvel do Procon também esteve na Praça da República dando orientações sobre os direitos do consumidor. A professora Patrícia Barata buscou informações sobre a cobrança abusiva de uma instituição de ensino. “Nós trabalhamos durante a semana e não temos tempo de ir atrás de informações. Essa iniciativa foi ótima, e serviu para tirar minhas dúvidas sobre uma cobrança. Agora estou por dentro dos meus direitos enquanto consumidora”, disse a professora.

A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher continua neste domingo (8), com agentes de saúde e profissionais da área de beleza atendendo ao público, a partir de 8 horas, na Praça da República.

26bet Mapa do site