e2023

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
120 ANOS

Obras de reforma e ampliação do Instituto Carlos Gomes entram na reta final

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/03/2015 13h56

Responsável pela formação de músicos no Pará desde 1895, o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) é considerado uma das mais antigas e respeitadas escolas de música do Brasil. Em junho a instituição completa 120 anos de existência, e para celebrar a data, o governo do Estado entrega a alunos, professores e servidores o novo prédio da Fundação Carlos Gomes, que está passando uma obra completa de ampliação e restauração.

Os trabalhos começaram em fevereiro do ano passado, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). "Já foi feita a reforma completa do auditório e o prédio anexo, que tinha dois andares, ganhou um terceiro pavimento com novas salas de aulas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Também refizemos pisos, telhados e toda a instalação elétrica”, explicou a arquiteta Valéria Braga, responsável pelo projeto.  

Os estudantes de música vão contar com 12 novas e modernas salas de aula, além da reforma das 49 já existentes, que foram equipadas com piso e forro acústicos, conforme exigências do Ministério da Educação (MEC). Para o professor de Canto, Eduardo Nascimento, a obra representa um grande estímulo para todos os que se dedicam ao estudo da música no Pará. “Eu comecei a frequentar o Carlos Gomes em 1991, como aluno, e já sou professor da instituição há 12 anos. Executar uma obra dessas, com a escola ainda funcionando, não é fácil. Mas ainda bem que está dando tudo certo. E quando a reforma for concluída será motivo de orgulho pra todos nós”, diz ele. 

Já em fase de finalização, os trabalhos agora se concentram no prédio central, onde funcionava a parte administrativa da escola. Uma equipe de dez operários se divide entre os serviços de carpintaria, pintura e restauro do piso, forro e de alguns elementos decorativos.

O coordenador de Obras Administrativas da Sedop, Antônio Maia, garante que o cronograma está sendo cumprido. "Estabelecemos o prazo de entrega para o final do mês de maio, porque sabemos que no dia 2 de junho o conservatório completará 120 anos de fundação e queremos que esteja tudo pronto pra dar esse presente aos alunos, professores e toda a população”, destacou.

e2023 Mapa do site