257bet

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação Lei Seca autua 90 condutores que dirigiam sob efeito de álcool

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/02/2015 10h59

A Operação Lei Seca, do Sistema Estadual de Segurança Pública, continua neste fim de semana. Na última sexta-feira (6), 24 pontos de Belém foram fiscalizados. A ação se encerra na madrugada de domingo (8), nos municípios de Ananindeua e Marituba, na região metropolitana de Belém, que recebem as seis equipes rotativas de agentes. Até agora, 384 autuações foram feitas, 90 delas relacionadas a condutores que dirigiam sob efeito de álcool.

O trabalho é coordenado pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com o apoio das polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Guardas Municipais e órgãos municipais responsáveis pelo gerenciamento do trânsito e da mobilidade urbana.

É a terceira operação do ano. As primeiras tiveram caráter mais educativo. “Dessa vez é tolerância zero. Vamos aumentar a regularidade das ações a partir de agora”, diz o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen. Antes do início da operação, uma reunião de planejamento e orientações é feita no auditório do Detran. Segundo o coordenador dessa ação, tenente coronel Mauro Barbas, a cidade está bem coberta. "Cada equipe faz quatro pontos em Belém. São quase 30. De sábado para domingo, as seis equipes voltam para rua, mas se concentram em Ananindeua e Marituba", revela.

Em 2013, 45 pessoas morreram em acidentes de trânsito envolvendo motoristas alcoolizados neste período. Em 2014, esse número aumentou para 65 em todo o Estado. Qualquer ingestão de álcool é atestada no exame do etilômetro (bafômetro), que resulta em multa de R$ 2 mil. O limite de alcoolemia é de até 0,33 mg de álcool no sangue para que a o condutor seja apenas multado; quantidade maior que essa configura crime de trânsito.

Além das ações de fiscalização em blitz, também são feitas abordagens, buscas pessoais e vistorias em postos de combustíveis e bares. Uma ação especial de fiscalização com agentes da Polícia Militar será feita do Conjunto Maguari, onde uma comerciante foi vítima de baleamento, na semana passada. Ela se salvou graças ao aro do sutiã que usava.

Varredura – Contando com homens da Companhia Independente de Policiamento com Cães e do Batalhão de Polícia Tática, por meio da Ronda Tática (Rotam), ambas unidades do Comando de Missões Especiais da PM, e efetivo do Segundo Batalhão PM, além do apoio da Guarda Municipal de Belém, foi desenvolvida na tarde e noite de sexta-feira, 6, a Operação Varredura, destinada a fortalecer o policiamento na área do Ver o Peso até a Feira do Açaí, no centro comercial de Belém.

Com abordagens a pessoas e fiscalização em geral, a operação integrada se estende em enfrentamento a crimes como roubo, furtos e o comércio ilegal de drogas, além de demonstrar ostensivamente o trabalho da PM na área.

257bet Mapa do site