bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Governo instala rede wi-fi no Infocentro do Paar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/01/2015 19h48

Aprender a usar um computador e descobrir os benefícios do acesso à internet é, no mundo atual, uma necessidade em quase todos os setores. E com a vantagem de ter a rede wi-fi liberada para a comunidade, a internet se consolida no Pará como ferramenta de inserção social. Oferecer os benefícios da rede wi-fi à população é o objetivo do projeto de aperfeiçoamento dos infocentros, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). Os infocentros e os telecentros (estes administrados pelo governo federal) já totalizam 240 em 64 municípios paraenses.

A rede wi-fi já está disponível no infocentro do bairro do Paar, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém. “É um projeto piloto, de fortalecimento do uso da internet no entorno dos infocentros do Programa Navegapará. Estamos testando essa hotzone, essa rede, para ver se há benefício, e facilitar o canal dessa comunidade com a internet. Além disso, estamos visitando cada centro para checar as novas demandas”, informou Theo Pires, presidente da Prodepa.

No Paar, um grupo de jovens tem aproveitado a rede wi-fi, comprovando a funcionalidade do projeto. “A internet aqui no bairro é muito ruim, mas no infocentro é ótima. Eu vou começar o curso de Jornalismo agora, mas sempre tive essa vontade. Eu moro no Paar, um bairro que muita gente fala mal, mas eu queria mostrar que aqui não é só criminalidade. Comecei a pensar no blog, mas sem internet ficava difícil”, contou Maik dos Santos, 22 anos, que já deu início ao projeto Blog do Paar.

Utilização - O infocentro funciona na sede do Conselho Comunitário do bairro desde 2010. “Eu já tinha as páginas no facebook, e estavam fazendo sucesso. Juntas, são mais de 6 mil curtidas. Fui ao Conselho pedir apoio, conheci o infocentro e vi que poderia criar o blog, pois teria como alimentar aqui. Agora que tem wi-fi é ainda melhor. Trago o meu computador e uso a rede daqui”, completou. Hoje, o Blog do Paar tem mais de 8 mil seguidores e se tornou uma ferramenta para a comunidade fazer denúncias e divulgar atrações e campanhas. “Conseguimos fazer uma campanha de Natal, outra de doação de sangue, e temos mostrado que o bairro tem jovens de bem, e assim a comunidade está se vendo”, acrescentou o estudante Andrei Oliveira, 19 anos, morador do Paar.

Somente no ano passado, 1.350 alunos de todas as idades cursaram Informática Básica nos infocentros do Pará. “A maioria dos alunos é formada por adultos, mas tem muita gente da melhor idade e até adolescentes. E sempre aproveitamos os melhores alunos para virarem monitores. Só neste centro já formamos mais de 1.500 alunos desde 2008 e criamos turmas de Informática Avançada”, contou Betânia Perez, coordenadora do Infocentro do Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (NEL/Seduc).

Edital - O Navegapará é um programa do governo do Estado que promove a inclusão digital, facilitando à sociedade o acesso à internet nos infocentros. “Hoje passamos por uma reformulação, para envolvermos as prefeituras e entidades do 3º Setor. As prefeituras podem avaliar em cada município qual o melhor lugar para receber o infocentro, que vá servir à comunidade e aos órgãos públicos. Ainda no primeiro trimestre deste ano lançaremos um novo edital para que os órgãos e entidades possam requerer o infocentro. A Prodepa verifica a viabilidade técnica e podemos fazer a instalação. Queremos hoje que as prefeituras busquem essa parceria”, enfatizou Gabriela Campos, coordenadora de Gestão do Navegapará da Sectet.

bwin Mapa do site